Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Aqui vou eu!

Um blog para nos fazer viajar um pouco!

Aqui vou eu!

Um blog para nos fazer viajar um pouco!

03.04.18

Florença - Dia 2


Começando o segundo dia de visita a Florença, podemos sempre começar pela Academia (onde está o David de Michelangelo). De seguida iremos ao Mercado Central e os arredores. De volta ao centro, cruzaremos o rio pela ponte mais linda de Florença a Ponte Vecchio e terminamos o dia com um pôr do sol na Piazalle Michelangelo

A nossa sugestão para este dia é ir ao Museu dell'Accademia, Almoço no mercado, Igreja de San LorenzoIgreja de Santa Maria NovellaIgreja Orsanmichele, Ponte Vecchio, Pôr do sol na Piazalle Michelangelo, Gelado no Santa Trinitá.

 

Galeria dell’a Academia, que tem como obra principal o David de Michelângelo. O museu é pequeno e a volta completa dura mais ou menos uma hora. O David de Michelângelo é realmente impressionante e encanta pela perfeição e suavidade dos detalhes. Outra escultura muito boa é o rapto das Sabinas de Gianbologna. O resto do que se encontra neste museu é bonito, mas nada se compara com o que se vê no Uffizi, como indicamos no Dia 1 da visita a Florença! 

Após sairmos do museu, podemos sempre ir visitar o mercado central de Florença. No entanto se ainda for cedo para almoçar o melhor é continuar o passeio pelas igrejas e depois quando já for hora do almoço, voltar ao mercado!

O que que o mercado tem de especial? Quem seja português e esteja habituado a mercados tradicionais, este é muito semelhante aqui encontramos de tudo e para almoçar aqui é simples.... basta confiarmos no nosso nariz! No entanto, se quisermos para aproveitar e comprar as tradicionais lembranças, mesmo ao lado do mercado existe um outro mercado só para os tradicionais suveniers, atenção que neste mercado existem produtos que são imitações e para se comprar algo temos sempre que usar a nossa veia de negociadores!

Começando pelas Basílicas e igrejas.... Isto se for antes de almoço ou mesmo depois do almoço!

A primeira de todas, pois é a que se encontra mais perto do mercado é a Basílica de San Lorenzo, esta é a única basílica em Florença que não é trabalhada na parte de fora e sim só vemos a sua pedra natural! A igreja de San Lorenzo foi construída por Brunneleschi durante o Renascimento e é bastante diferente das outras igrejas da cidade com espaços internos bem amplos e arcos arredondados. 

De seguida a Igreja de Santa Maria Novella, esta igreja apesar de linda por fora é sempre muito complicado visita-la por dentro, pois passa muito tempo fechada. Quando lá fui por pena minha estava fechada e por muito que pesquise e tente perceber como ela é por dentro é um bocado difícil, pois aconteceu o mesmo a outros que já lá foram! A não ser que fossemos viver para Florença e assim podíamos tentar vê-la aberta! 

Igreja Orsanmichele, a última das que recomendo a ver, a entrada é gratuita e atenção esta igreja é linda linda linda, por isso nada de excluir! A parte de fora é decorada com estátuas de bronze e mármore e cada estátua representa uma profissão diferente. A parte de dentro, é de morrer só de pensar como conseguiram fazer aquilo tudo, o tecto todo ele é pintado com desenhos de santos e o chão é decorado com mosaicos. Para terminar o altar gótico é dos mais bonitos que vi em Florença!

Ao sairmos de Orsanmichele, podemos caminhar até à Ponte Vecchio, no entanto se ainda for cedo para o pôr do sol podemos fazer um outro trajecto!

Casa de Dante, dizem que terá sido nesta casa, ou pelo menos neste local, que nasceu o maior poeta italiano: Dante Alighieri. À semelhança da casa de Michelangelo, aqui se preserva-se a memória do escritor. São retratados aspectos da sua vida e do modo de viver na sua época. Através dos vários painéis informativos, é-nos possível entender melhor a sua obra máxima (Divina Comédia) e perceber quão complexa é.

Para além da Casa de Dante, podemos também ir até ao Palazzo Medici Riccardi, este palácio renascentista foi encomendado por Cosmo de Medici em 1444 e hoje é um dos mais famosos de Florença, uma vez que foi o símbolo da supermacia da família Medici

E por fim, antes de irmos para a belíssima ponte Vecchio, podemos sempre passar na Piazza de Lasignoria, esta praça é o centro político de Florença e o palco de vários momentos históricos. É nesta praça que fica a torre mais alta de Florença e um conjunto de estátuas bastante interessantes, como a réplica do David de Michelangelo, não esquecendo que o verdadeiro está na Galeria dell’a Academia, esta réplica foi colocada nesta praça para relembrar a república e o repúdio da tirania de Medici. E mesmo ao lado da estátua do David, temos a famosa fonte de Bandinelli chamada Hércules e Cacus (colocada por Medici para simbolizar seu poder físico após retornar do exílio).

Por fim, a parte que todos querem ver... a Ponte Vecchio e de lá podemos sempre ir à parte mais alta da cidade e temos a Piazzale Michelangelo!

A ponte Vecchio é a mais antiga e também a mais fotogénica de Florença. A ponte está repleta de joelharias e de lojas dos dois lados, no entanto é um lugar que costuma estar cheio para caminhar, pois apanhamos muitas pessoas a tentar tirar fotografias, pessoas a tentar vender paus de selfie e joalheiros a tentar levar-te para dentro das lojas. Caminhar pela ponte Vecchio faz parte da experiência Fiorentina, e vale a experiência “antropológica”.

No centro da ponte há uma pequena praça, com um busto do joalheiro Benvenuto Cellini e vãos abertos com vistas para o Rio Arno e para a cidade de Florença.

E para fechar a estadia em Florença com chave de ouro, que tal vermos as vistas do alto da Piazalle Michelangelo?

A praça tem esses nome pois o projecto original incluía réplicas de muitas esculturas de Michelangelo e um pequeno museu dedicado ao artista. A única escultura do local, é uma réplica do David de Michelangelo e o prédio que deveria ser dedicado ao museu virou restaurante. A praça nada mais é do que uma escadaria cumprida com um grande estacionamento no topo, mas as vistas valem a subida, principalmente se visto na altura do Pôr do sol!

Após nos delirarmos com o pôr do sol na cidade, podemos voltar pela Ponte Vecchio ou caminharmos por outras ruas até outra ponte, a ponte de Santa Trinitá. Porquê fazer este percurso? Por várias razões, no inicio da ponte encontramos das melhores gelatarias de Florença e podemos fotografar a ponte Vecchio

o-que-visitar-em-florença-Piazza-della-Signoria.jpg